domingo, 26 de dezembro de 2010

As Civilizações do Mediterrâneo: os Hebreus

Chefiados por Abraão emigraram, no II milênio a.C, da Mesopotâmia para a Palestina, onde se dedicaram ao pastoreiro e à agricultura, adorando um único deus, Jeová. No século XVIII a.C parte do povo hebreu emigrou para o Egito: após 400 anos de servidão, os israelitas foram libertados por Moisés que os guiou de volta à Palestina.
Inicialmente divididos em 12 tribos, os hebreus foram reunidos em um único reino por Saul, o primeiro rei dos hebreus. Seguiram-se Davi, que conquistou a Palestina, e Salomão, em cujo governo o reino hebraico alcançou a maior extensão. Com a morte de Salomão as 12 tribos hebraicas dividiram-se nos reinos de Israel (conquistados pelos assírios) e de Judá, conquistado por Nabucodonosor. Com a conquista romana do reino de Judá deu-se a dispersão dos judeus pelo mundo.

Fontes: 
Sérgio Buarque de Hollanda. História da Civilização.
Net Saber/ Brasil Escola/ Wikipédia/ Sua pesquisa

Sugestões:
Livro: A Bíblia de Jerusalém

Filmes:

Mapa - Êxodo

2 comentários:

  1. Olá, pessoal. Gostaria de divulgar o blog de vcs, mas não estou conseguindo acessá-lo. Por favor, me deem um feedback. Obrigada pelos elogios e saibam que eu recebi e ainda recebo muita ajuda de amigos virtuais. Parabéns a vcs pela iniciativa. Abraços, Carla.

    ResponderExcluir
  2. só um detalhe, não foi 400 anos de servidão, mas 70 anos, antes disso os hebreu tiveram bons tratos por parte dos egípcios,foram 430 anos, mas a servidão durou somente 70 anos, que durou do nascimento de Moisés ate os seu 70 anos, antes dele libertar o povo ele ainda não tinha 80 anos.Os 400 anos foram profecia que foi dada depois da saída do povo do Egito no livro de Deuteronômio 28:15-68.

    ResponderExcluir